SIIPRA

A água é um dos recursos cuja gestão é cada vez mais relevante, quer por questões de sustentabilidade e uso eficiente, quer pelos impactos decorrentes das alterações climáticas, que impõem a necessidade de desenvolvermos novos modelos de otimização da utilização deste recurso. Fruto da transformação digital que tem vindo a acontecer também no sector agrícola, a utilização de sistemas e tecnologias de informação que apoiem, no campo e no escritório, os empresários agrícolas na produção de informação de gestão acionável é hoje uma realidade incontornável e inquestionavelmente uma das respostas ao desafio identificado acima. É neste contexto que o SIIPRA - Sistema Integrado de Informação para os Perímetros de Rega do Alentejo se posiciona, visando apoiar os gestores destas infraestruturas e os regantes, entregando informação de apoio ao planeamento e gestão da agricultura de regadio aí desenvolvida.

O QUE É O SIIPRA?

É um Sistema Integrado de Informação para Perímetros de Rega do Alentejo desenvolvido de raiz pela Agri-Ciência em colaboração com a Associação de Beneficiários da Obra de Rega de Odivelas (ABORO) Consiste num sistema de informação WEB que permite aos beneficiários obter informação em tempo real de carácter genérico sobre o perímetro de rega onde estão inseridos e de carácter específico sobre as suas parcelas.

COMO NASCEU

Foi desenvolvido com base numa necessidade identificada pela ABORO que precisava de gerir melhor a informação do perímetro e dos seus regantes bem como apoiar os beneficiários na gestão de um recurso cada vez mais importante no contexto agrícola do Alentejo. Na primeira Fase do projeto que decorreu entre 1999 e 2002 desenvolveram-se sobretudo funcionalidades que tinham como objetivo melhorar a gestão do perímetro de rega. Posteriormente as seguintes versões da aplicação permitiram, de uma forma genérica, gerir a utilização da água de rega e toda a informação relacionada, incluindo as áreas regadas, beneficiários, culturas, fornecimento, parcelário etc.

A EVOLUÇÃO NATURAL

O SIIPRA ao longo dos anos tem vindo a ser atualizado e melhorado no sentido de adequar a sua operacionalidade às exigências atuais, integrando novas funcionalidades, como por exemplo a aplicação para smartphone destinada a processar os fornecimentos de água efetuados no sistema gravítico. Este ano com uma nova versão Web e Mobile para Android e iOS não só a ABORO mas todos os regantes podem ter acesso a parâmetros relacionados com o uso da água no perímetro e nas suas parcelas, efetuar as suas inscrições anuais, acesso a ferramentas de gestão documental e contas de cultura tipificadas para as diferentes culturas.

PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES

O SIIPRA atualmente integra várias aplicações/interfaces/ferramentas:

Exclusivas da ABORO:

Aplicação desktop para edição, atualização, gestão e controlo por parte da ABORO.

Interface SIG (com ampliação prevista também para aos regantes).

Sistema de gestão comercial.

Aplicação para smartphone destinada ao processamento dos fornecimentos.

Também disponíveis para os beneficiários:

Interface WEB, incluindo uma página publica e um portal intranet com acesso condicionado a beneficiários da ABORO

Aplicação Android e iOS para gestão de parcelas, inscrições e culturas.

Dashboard de parâmetros usados na gestão, incluindo histórico e benchmarking comparativo com as médias para cada cultura dentro do perímetro em cada ano em tempo real.

PRINCIPAIS VANTAGENS

O sistema permite uma gestão muito mais fácil e um controlo que não era possível de outra forma ao mesmo tempo que fornece aos beneficiários ferramentas para eles próprios terem um maior controlo das suas culturas com claros benefícios ao nível da gestão dos seus recursos. A grande vantagem é a monitorização em tempo real do perímetro, dos seus beneficiários e das culturas instaladas.

O FUTURO…

Agora que a base está consolidada é possível aumentar a sua escalabilidade com a introdução de outros níveis de informação que contribuam para tomadas de decisão ainda mais informadas com claros ganhos a jusante. Vai ser possível praticar uma gestão 4.0 do nosso regadio. Já estamos a implementar: Sistema de alertas para smartphone e smartwatch com intervalos que podem ser configurados para todos os parâmetros e por cada um dos beneficiários. Estamos a trabalhar igualmente na integração de outras camadas de informação relevantes. A água é apenas uma dessas camadas e a sua gestão e uso está intimamente ligada com outros fatores agroambientais e fisiológicos pelo que faz sentido poder integrar camadas como informação de sensores, satélite, índices de vegetação, condutividade elétrica, etc..

Image
Image
Image
Image
Image
Image

Please publish modules in offcanvas position.