O VINBOT é uma plataforma robótica de sensorização que permite de uma forma autónoma captar informação espectral em parcelas de vinha.
Nasceu de um projeto que recebeu financiamento do Sétimo Programa-Quadro da União Europeia para a investigação, desenvolvimento tecnológico e demonstração sob acordo de subvenção FP7-SME-2013-2-605630 onde participaram 9 organizações europeias.
- Agri-Ciência, Consultores de Engenharia
- Instituto Superior de Agronomia
- Cooperativa Agrícola de Granja
- Robotnik
- Ateknea Solutions
- Orgoványi Gazdaszövetkezet
- Bodegas Familiares de Rioja
- Assist
- D'Alfonso del Sordo
O VINBOT navega de forma autónoma na vinha e recolhe informação que após processamento tem por objetivo principal criar um mapa georeferenciado e antecipado das manchas de produtividade das parcelas monitorizadas.
Esta informação pode ser usada pelo vitivultor como ferramenta no apoio à decisão, permitindo por exemplo determinar a altura mais apropriada para recolher as uvas, de acordo com as necessidades de produção e o tipo de vinho pretendido.
O viticultor que conhece a sua vinha tem, em geral, um conhecimento empírico, resultante em grande medida da observação visual, das suas parcelas. Esta tecnologia permite, cada ano, fazer um levantamento mais pormenorizado e detalhado, do comportamento da planta, quer em termos vegetativos, quer em termos produtivos com informação concreta acerca da variabilidade espacial desse comportamento. Consequentemente vai conseguir construir uma base de dados histórica muito mais precisa do que o conhecimento empírico. Sendo que a conjugação dos dois será o cenário ideal. Por exemplo, em anos "normais", o viticultor pode aproveitar as zonas de menor produção, que têm uma maturação mais precoce e encaminhar essas uvas mais cedo, para dar origem a um vinho de qualidade superior enquanto que as restantes permitem esperar e tentar igualmente uma colheita no ponto ótimo de qualidade.