PREMIVM "Low cost, hand-held and non-invasive optical sensor for multiparametric field analysis of grapes and leaves in vineyards”
O projeto europeu PREMIVM ("Low cost, hand-held and non-invasive optical sensor for multiparametric field analysis of grapes and leaves in vineyards”, Grant Agreement FP7-SME-2010-1, 262011) decorreu entre 2011 e 2013 e teve por objetivo o desenvolvimento de um dispositivo portátil (WinePen) capaz de estimar, de forma não invasiva, vários parâmetros caracterizadores da maturação da uva (teor em açúcar, clorofila e polifenóis).
O instrumento WinePen utiliza como princípio de funcionamento a fluorescência da clorofila e dados multi-espectrais de reflectância, funcionando como um espectrômetro portátil de baixo custo (preço estimado entre 2,500-3,500 euros).
O protótipo pré-comercial existente tem uma capacidade de memória de até 8000 medições com uma autonomia de 48 horas de operação contínua. As dimensões são 255 x 75 x 40 mm e 300 g de peso.
Todas as leituras de campo feitas com WinePen têm associadas as coordenadas GPS.
Quando carregado para o software de gestão da maturação na vinha, os dados são processados e é elaborado um mapa de maturação da parcela de vinha permitindo ao utilizador uma fácil e compreensiva análise e interpretação da variabilidade espacial da maturação da uva nos seus vinhedos.
Os resultados obtidos com o protótipo pré-comercial de WinePen, em três anos consecutivos (2011-2013), demonstraram que se trata de um instrumento com elevado potencial para avaliação não invasiva e rápida da composição da uva, substituindo com vantagem as tradicionais e demoradas análises químicas destrutivas utilizadas para controlo de maturação nas vinhas.
O consórcio do projeto PREMIVM foi coordenado pela Agri-Ciênca sendo composto pelas seguintes entidades:
- Agri-Ciência
- Ateknea Solutions
- Photon Systems Instruments
- DVC- Electronic Design and Manufacturing,
- Weingut S.A. Prüm
- Azienda Agricola il Peracio di Francesco Maseiro
- M. T. Dias
- Institute of Systems Biology and Ecology
- Karlsruhe Institute of Technology
Mais informações aqui:
https://cordis.europa.eu/project/id/262011/reporting